top of page

7 Questions on Leadership with Rafael Duarte Torres


Name: Rafael Duarte Torres


Title: Especialista em Tecnologia da Informação e Estrategista de E-commerce | Apaixonado por Ciência de Dados e Inovação | Em Busca de Novos Desafios.


Organisation: Shoptuk


Profissional em Tecnologia da Informação formado pela Fatec Tatuí, trilho minha jornada como empreendedor no e-commerce desde 2013. Apaixonado por inovação, busco desafios em Tecnologia, Gestão e Ciência de Dados. Atualmente, em busca de novas oportunidades para contribuir e crescer no universo da tecnologia.


Thank you to the 2,000 leaders who’ve generously done the 7 Questions on Leadership!


I hope Rafael's answers will encourage you in your leadership journey. Enjoy!


Cheers,

Jonno White



1. What have you found most challenging as a leader?


Um dos desafios mais significativos como líder é equilibrar a gestão de pessoas com a entrega de resultados. Harmonizar as necessidades individuais da equipe, incentivando o crescimento profissional, enquanto mantém o foco nas metas organizacionais, demanda habilidades de comunicação, empatia e tomada de decisão estratégica.


2. How did you become a leader? Can you please briefly tell the story?


Iniciei minha carreira em uma posição técnica, destacando-me pela dedicação e excelência nas tarefas. Ao longo do tempo, fui reconhecido pela capacidade de motivar a equipe e liderar projetos com eficácia. Investi em desenvolvimento pessoal, participei de cursos de liderança e assumi responsabilidades crescentes. O comprometimento com a aprendizagem contínua e a habilidade em inspirar outros contribuíram para minha transição natural para papéis de liderança, onde agora lidero equipes com paixão e compromisso.


3. How do you structure your work days from waking up to going to sleep?


Manhã:


Acordo Cedo para aproveitar a tranquilidade da manhã.

Dedico tempo para atividade física, promovendo bem-estar.

Revijo as tarefas do dia e defina prioridades.


Dia de Trabalho:


Divido o dia em blocos dedicados a tarefas específicas.

Faço pausas curtas para manter a produtividade.

Reservo horários específicos para reuniões e colaboração.

Tarde:


Almoço:

Faço uma pausa para uma refeição saudável e relaxante.

Concluo tarefas pendentes.


Final do Dia:


Reviso as realizações do dia e ajuste planos, se necessário.

Desconecto do trabalho para equilibrar vida pessoal.


Noite:


Dedico tempo à família, hobbies ou relaxamento.

Desconecto de dispositivos eletrônicos para facilitar o sono.

4. What's a recent leadership lesson you've learned for the first time or been reminded of?


Uma lição comum de liderança é a importância da empatia. Compreendo as necessidades e perspectivas da equipe fortaleço a colaboração e constrói um ambiente de trabalho mais saudável. A empatia ajuda a criar uma cultura onde os membros da equipe se sentem valorizados, resultando em maior motivação e produtividade.


5. What's one book that has had a profound impact on your leadership so far? Can you please briefly tell the story of how that book impacted your leadership?


"Liderança Servidora" de Robert K. Greenleaf. Ele destaca a ideia de que os líderes mais eficazes são aqueles que colocam as necessidades dos outros em primeiro lugar. Ao adotar essa mentalidade, os líderes podem cultivar equipes mais engajadas e produtivas. Este conceito destaca a importância de servir, capacitar e inspirar, em vez de simplesmente comandar.


6. If you could only give one piece of advice to a young leader, what would you say to them?


Se eu pudesse dar um conselho a um jovem líder, eu diria: "Cultive a humildade e a sede de aprendizado. Reconhecer que sempre há espaço para crescer, ouvir atentamente os outros e buscar constantemente aprimorar suas habilidades são fundamentais para um liderança eficaz e inspiradora. Esteja aberto às perspectivas diversas e nunca subestime o poder do desenvolvimento contínuo."


7. What is one meaningful story that comes to mind from your time as a leader, so far?


É a de superar desafios em equipe. Lidar eficazmente com adversidades, inspirar a colaboração e celebrar conquistas coletivas são elementos essenciais que muitos líderes destacam ao contar suas histórias significativas. Essas narrativas muitas vezes enfatizam a importância da resiliência, da comunicação eficaz e do apoio mútuo para superar obstáculos.

bottom of page